Oi gente, tudo bom ?
Mateus 25.14-30
Quando fazemos pela metade, é como se não tivéssemos feito nada. Essa parábola citada em Mateus é uma referência a Jesus como Senhor, que vai voltar para ver o que foi feito com Suas propriedades. Somos servos de confiança. Ninguém entrega algo de valor para quem não confia.
Todos somos medidos em nossa capacidade, vemos isso na maneira como os talentos foram distribuídos. Cada pessoa recebeu um peso diferente, ou seja, recebeu o quanto suportava. Isso não é diferente dos nossos dias. O número diferente dos talentos aponta para diferentes disposições, capacidades e dons dos servos e como valorizam e aproveitam o que receberam. O Senhor não vai te dar mais do que possa realizar.
O centro da parábola não está no que receberam, mas em como administraram. Quando recebemos um talento, um ministério, precisamos entender que não está em jogo o que ganhamos ou a sua importância, mas como administramos. Como não sabiam quando o senhor voltaria, era necessário trabalhar até ser chamado para prestar contas.
O que recebeu os cinco talentos demonstrou característica de um vencedor, foi imediatamente negociar o que foi colocado em sua confiança. Da mesma forma agiu o que tinha dois talentos. Agora o terceiro guardou o que recebeu e ficou torcendo para que os outros dois perdessem o que tinham negociado. Somos medidos pelo que vivemos. Se os outros tivesse ido mal nos negócios, o que guardou seria bem sucedido. É por isso que muita gente não gosta de ver os outros rompendo, para justificar as fraquezas de não conquistar.
“Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores. Ali haverá pranto e ranger de dentes”. O Senhor nunca exige demais de Seus seguidores e só concederá novas dádivas ao que usa bem o que recebeu.
“O Senhor não vai te dar mais do que possa realizar”.
Fiquem com a Paz do Senhor Jesus !
Nenhum comentário:
Postar um comentário